top of page
  • Foto do escritorGiselly Vitória

"O PÚBLICO ESTÁ PRESENTE, SÓ QUE DE OUTRA FORMA", RESSALTA ESTRAGONOFF

Atualizado: 31 de mar. de 2021

A banda gaúcha pretende lançar ainda este ano, um material acústico composto por quatro faixas

Estragonoff / Divulgação

Em um bate-papo exclusivo com a banda de pop/punk, Estragonoff, pudermos conhecer um pouco mais sobre trabalho dos músicos porto-alegrenses que juntos tentam resgatar a essência do gênero aqui no Brasil. Com anos de estrada, quarteto sulista possui dois EPs e um álbum de estúdio intitulado "Plano B", sendo esse último gravado no renomado estúdio Hill Valley .


Estragonoff foi formada no fim de 2003 na capital do Rio Grande do Sul, e possui influências de gêneros como punk, hardcore californiano, ska e pop punk em cada uma das canções por eles composta. O grupo pretende lançar quatro faixas acústicas que estão sendo produzidas por Alexandre Brick (integrante da Graforréia Xilarmônica), diretamente do estúdio Sangha.


As músicas autorais da Estragonoff são mesclas sobre temas do cotidiano com pitadas de singularidade nas letras e influências sonoras de bandas conhecidas em meio à cena do pop punk que fizeram parte dos adolescentes dos anos 90 e 2000. A banda lançou, recentemente, a primeira faixa do projeto acústico mencionado anteriormente. Com o título de "2020 pt.1", a canção tem uma sonoridade natalina e aborda a perspectiva da convivência em quarentena.


A banda gaúcha é composta por Giordano (vocais), Murillo (guitarra), Rafael (bateria) e Henrique (baixo). Sobre o momento crítico da pandemia no Brasil, o grupo possui agendas a serem cumpridas, "Neste período de distanciamento social, a banda direcionou seus esforços para a composição de músicas novas e criação de conteúdos audiovisuais como clipes, vídeos, lives de entrevistas e apresentações dos integrantes em suas casas", completou a banda.



A seguir, nossa conversa:



ROCK EM SÍNTESE - Como a banda surgiu?

ESTRAGONOFF - Eu (Giordano) e o baterista (Rafael) nos conhecemos desde a escola. Sempre nos interessamos por música. Já naquela época, fazíamos parte de uma banda que se chamava "Loucos de cara". Quando essa banda se dissolveu, resolvemos seguir juntos e acrescentar mais um integrante, naquele período iniciamos como um trio, isso em 2003.



ROCK EM SÍNTESE - Como vocês optaram pelo nome “Estragonoff”?


ESTRAGONOFF - A gente achou a sonoridade dessa palavra muito interessante. Hoje temos diversos sentidos construídos para esse nome, mas na época o que nos chamou a atenção foi a fonética, e também o fato de que provavelmente ninguém no universo teria uma banda com um nome parecido com o nosso.



ROCK EM SÍNTESE - Quais diferenças vocês conseguiram notar entre a gravação do primeiro EP “Melhor do parece”, em 2011, para o álbum “Plano B”, em 2019?


ESTRAGONOFF - Nós sempre prezamos por um amadurecimento, um eterno lapidar do nosso som. A gente percebe um ganho importante na produção, e com o tempo fomos aprendendo a usar melhor nossos recursos e conhecer produtores que entendem com mais clareza nossa proposta sonora. Embora o espírito da banda permaneça até hoje, percebemos que conseguimos executar as canções de maneira mais eficiente, bem como as produções elevaram significativamente as nossas canções através de trocas muito enriquecedoras.



ROCK EM SÍNTESE - Quais bandas influenciam a Estragonoff?


ESTRAGONOFF - Temos muitas, mas muitas influências, porém o núcleo que atinge todos os integrantes gira em torno do pop punk californiano dos anos 90/2000: Green Day, Blink 182, Bad Religion, Offspring, Pennywise, New found Glory, Mxpx. Também gostamos muito de CPM22 e Charlie Brown Jr, bandas que consolidaram essas ideias aqui no Brasil. Além dessas bandas todos contribuem com suas influências pessoais para a sonoridade final da banda.



ROCK EM SÍNTESE - Como foi o processo de composição de “Entediado: acústico de quarentena”?


ESTRAGONOFF - No início da pandemia ficamos muito confusos. As bandas ficaram pensando no quê e como produzir a distância. Depois de um certo tempo amadurecendo, pensamos em produzir uma versão acústica dessa canção (que tem a versão mais pesada no nosso cd, "Plano B") e fazer o clipe, com um processo cem por cento à distância. Não nos encontramos presencialmente com ninguém para que ele fosse realizado. Mandamos a base para o produtor (Davi Pacote – Hill Valey) e registramos todos os elementos em nossas casas. Para o clipe, as pessoas fizeram um vídeo com o cotidiano delas em casa. O resultado nos agradou muito, principalmente porque todos toparam participar de maneira muito espontânea.



ROCK EM SÍNTESE - Sem a presença do público, como vocês estão buscando ideias para continuarem firmes e fortes na cena?


ESTRAGONOFF - Tentamos fortalecer esse elo com as pessoas através dos meios digitais. Buscamos nos manter ativos, com postagens e trocando mensagens com quem acompanha nosso trabalho. Divulgamos no nosso espaço, bandas que também fazem um som independente, para fortalecer o trabalho desses artistas. Também enviamos nosso som para rádios web para ampliar nosso público pelo Brasil, além de participar de festivais online que surgiram como uma via alternativa de produzir conteúdo nesse momento. Fazemos algumas lives e trocamos ideias com nossas parcerias com frequência. O público está presente, só que de outra forma.


Estragonoff / Divulgação

ROCK EM SÍNTESE - O quão importante são as plataformas de streaming durante a pandemia?


ESTRAGONOFF - Achamos ser um meio interessante de divulgação, por ser gratuito. Entretanto, acreditamos que a troca ao vivo ainda seja a maneira mais potente de passar a nossa mensagem. Pensamos que todas as ferramentas devem ser utilizadas para que a nossa música chegue para mais pessoas, mas nada substitui o encontro de corpo presente com o público.



ROCK EM SÍNTESE - Qual mensagem vocês tentam passar aos ouvintes através das canções autorais?


ESTRAGONOFF - Acho que o fio condutor de todas as músicas é a tentativa de uma autenticidade e um ponto de vista singular. A partir disso, vamos diversificando os temas, que podem ser críticas sociais, observações cotidianas e assuntos sobre relações e sentimentos. Queremos sempre ser uma banda que se expressa de forma mais livre, sem nos prendermos a um tema só, nos sentimos mais confortáveis com essa abertura sobre o que falar. Se nossa música provocar reflexão, prazer ou emoção, já nos sentimos satisfeitos demais.



ROCK EM SÍNTESE - Quais as expectativas para este ano? O que podemos esperar da banda?


ESTRAGONOFF - A nossa ideia é tentar gravar muitas músicas em 2021, durante essa pandemia tivemos muitas ideias e queremos concretizar elas no estúdio. Vamos fazer isso quando as condições sanitárias forem possíveis. Fizemos um EP acústico e estamos divulgando, mas queremos muito registrar músicas novas que reflitam o nosso momento atual. Tem muita coisa boa a caminho.


ROCK EM SÍNTESE - Como vocês definem a Estragonoff?


ESTRAGONOFF - Sempre foi e sempre será um grupo de pessoas que amam música e que tem prazer de tocarem juntas. Independente de sucesso ou aprovação externa, a banda sempre teve como ideal ser uma via de expressão para vivermos momentos mais prazerosos em nossa vida. E desde 2003, nos sentimos assim em cada momento que estamos juntos.



Confira a música mais recente lançada pela banda Estragonoff:


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page