top of page
  • Foto do escritorGiselly Vitória

ADMIRAÇÃO PELA ASTRONOMIA EMBALA O SOM DA APOLLO 85

A banda de pop rock cearense estreia na cena com o single "Por um triz", e promete EP para ainda este ano

Banda Apollo 85 / Foto por Kaio Webster

Em entrevista por e-mail diretamente de Fortaleza/CE, conversamos com os integrantes da banda de pop rock, Apollo 85. O projeto é novo na cena, e em janeiro desse ano, lançou o single de estreia intitulado "Por um triz". O grupo divulgará o novo single no dia 16 de abril, e para entrar no clima, falamos com eles sobre tudo um pouco, desde o surgimento, curiosidades e pandemia, até as expectativas para este ano.


Sobre as músicas que pretendem lançar, eles comentaram, "A banda busca trazer uma mensagens positiva, romântica e cotidiana produzidas ao longo de 2 anos de amizade e do hobby que se tornou sério. A proposta da banda é lançar todas as músicas ainda em 2021, além do primeiro EP, tendo sido tudo produzido para as plataformas de streaming digita".


Apollo 85 é composta por Mateus Norões (vocal), Airton Bruno (guitarra), Heitor Antunes (baixo), Pedro Carvalho (guitarra) e Arnaldo Aragão (bateria), que juntos agregam uma sonoridade singular que intercala entre o pop rock e o indie pop, "mas com a pegada da música e cultura feita no Nordeste", ressaltam.



Confira o nosso bate-papo:



ROCK EM SÍNTESE - Como surgiu a banda?


APOLLO 85 - A Apollo85 surgiu após o fim de outra banda. Em 2016 nós tocávamos (Arnaldo, Airton, Heitor e Pedro) com uma outra vocalista, que acabou saindo em carreira solo no finalzinho de 2017. Então começamos a procurar uma nova referência vocal para a banda. Fizemos vários testes com conhecidos e desconhecidos nossos até que ensaiamos com o Mateus, já conhecido nosso, que toca baixo com a Som de Cera e estava procurando se consolidar no estudo do canto. Daí casou e seguimos em frente.


Então, em 2018 começamos a banda inicialmente tocando alguns covers, muito mais como hobbie do que algo profissional. Até que conseguimos compor algumas boas músicas autorais e decidimos em 2019 virar o foco para as nossas produções. O Airton já havia tocado com o Gabriel Aragão no comecinho dos Selvagens à Procura de Lei, então convidamos ele para nos produzir e, com essa parceria, rendeu "Por um Triz", nossa música de lançamento como banda.


Divulgação / Foto por Kaio Webster

ROCK EM SÍNTESE - Por que optaram por “Apollo 85”?


APOLLO 85 - Olha, não foi uma missão nada fácil escolher esse nome. Acho que foi a parte mais difícil do nosso processo produtivo visto que todos os nomes legais que havíamos pensado já estavam em uso por outra banda ou não eram unanimidade entre a banda.


Queríamos algo em português ou que fosse fácil de entendimento no nosso idioma. Um nome curto, que remetesse a algo local sem ser muito regionalista e que representasse algum significado para nós. Todos os 5 membros da banda são bem nerds/geeks, uns mais, outros menos, mas todos têm suas peculiaridades.

Como geeks, todos nós gostamos das missões Apollo capitaneadas pela Nasa e de toda aquela aura e empolgação que as missões tiveram e que atiçam até hoje o imaginário popular. Queremos também ir longe e alcançar territórios ainda não explorados por nós, nossa missão Apollo tem o número 85 pois é o código de DDD da região metropolitana de Fortaleza, nossa terra natal.



ROCK EM SÍNTESE - Como vocês estão enfrentando as dificuldades impostas pela pandemia?


APOLLO 85 - A produção das 3 primeiras músicas aconteceu no finalzinho de 2019 e toda a gravação delas em 2020, exatamente no pico da primeira onda da pandemia.


Todas as faixas foram gravadas em nossas casas (cada um na sua) e produzidas por Mateus Brasil (MattB) à distância. O processo foi muito mais lento e complicado que o normal por conta disso. Cada linha de instrumento foi gravada de forma que permitisse ao MattB conseguir extrair o melhor de cada músico.


Isso tornou o processo mais barato também, porque não tivemos gasto com estúdios de gravação. A preocupação era a qualidade final das músicas, mas o resultado nos surpreendeu positivamente.


Outra dificuldade que tivemos foi a produção do clipe de "Por Um Triz" que iniciamos, mas tivemos que suspender com esse segundo pico da pandemia bem como uma segunda sessão de fotos para o lançamento dos próximos dois singles também teve que ser adiado.


Apollo 85 / Foto por Kaio Webster

ROCK EM SÍNTESE - Falta apoio da mídia nordestina para com as bandas alternativas?


APOLLO 85 - Eu não diria que falta, mas diria que as bandas têm que procurar a mídia para que elas tenham seus espaços na mídia e vejo acomodação em ambos os lados. Tanto você vê bandas que não produzem algo que seja atrativo para a mídia, no sentido audiovisual, como, por outro lado, você vê mídias fechadas em "panelinhas" ou totalmente dependente de indicações. De qualquer forma, observarmos espaço para crescimento mas é vital correr

atrás e mostrar seu trabalho, sendo básico que ele tenha qualidade.


Além disso, as bandas locais se concentram muito na promoção de suas redes sociais e apostam as suas fichas em lançamentos das suas produções nas plataformas esperando que alguém veja e que sozinho o produto faça sucesso. Falta investimento em engajamento, as bandas têm receio ou não sabem procurar os meios de comunicação e acabam investindo em soluções triviais de divulgação.


Eu entendo o lado da imprensa que deve receber milhares de mesmices todo o santo dia, mas não vejo a preocupação em garimpar essas bandas boas que existem aos montes por aqui. Então, bandas que fazem um trabalho diferenciado acabam se destacando muito nesse meio. Ainda assim, a gente vê bandas aqui de Fortaleza e do nordeste como a IndigoMood (CE), Projeto Rivera (CE), Selvagens à Procura de Lei (CE), Baiana System (BA) e

Vivendo do Ócio (BA) procurando a mídia para terem seu espaço na rádio e TV e, por conta da qualidade e do belo trabalho de cada um, sempre conseguem espaço. Nos inspiramos muito nisso.



ROCK EM SÍNTESE - O que os inspiram durante o processo de composição da canções?


APOLLO 85 - Depende muito de quem está compondo. Todos da banda têm composições ou dividem esse papel. Como não é uma só pessoa quem compõe, tem muita influência de tudo. Há muita inspiração em situações cotidianas nas composições do Airton, Arnaldo e do


Heitor, já o Mateus se inspira mais em romance nas suas letras e o Pedro traz a pegada mais moderna nas composições de guitarra com timbres absurdos de bom.


Mas não tem como deixar de se influenciar pelas bandas que citamos acima. Seja pela proximidade que temos com as pessoas que estão por trás dessas bandas ou realmente por ouvir muito dessa pegada moderna que eles trazem na produção de músicas, mas também na produção visual em clipes e fotos. O importante é ter foco e disciplina para sentar, seja sozinho ou em grupo, e começar a compor. Sempre saem coisas boas se você tem disciplina e constância.



ROCK EM SÍNTESE - Quais influências do Nordeste vocês agregam nas músicas?


APOLLO 85 - Em relação aos arranjos, não há muita sonoridade regional agregada, afinal nosso estilo é mais puxado para o Indie Rock, com duas guitarras, baixo e bateria, mas as influências das músicas pop feitas pela “Turma do Ceará” sempre estão presentes na poesia das nossas letras. Então, fora as bandas modernas, como: IndigoMood (CE), Projeto Rivera (CE), Selvagens à Procura de Lei (CE), Baiana System (BA), Vivendo do Ócio (BA), The Baggios (SE), Mombojó (PE) e Maglore (BA) a gente se inspira muito nos clássicos de

Belchior, Fagner e Ednardo.



ROCK EM SÍNTESE - Sem o público, as plataformas de streaming ficam cada vez mais importantes para as bandas independentes. O quão importantes elas são para a Apollo 85?


APOLLO 85 - Muito feliz a pergunta, estamos totalmente focados nelas. As plataformas e as redes sociais são as formas atuais de termos "contato" com os nossos ouvintes e receber o feedback das produções. Tudo fica mais frio, porém, para a Apollo 85, que praticamente nasceu já com essa condição imposta, tudo tem fluído bem. Deixamos de ser completos desconhecidos e estamos alcançando números muito bons, levando em consideração a situação atual. Temos atualmente somente uma música lançada, mas que tem números tão bons quanto outros projetos que ocorreram no passado.


Por sorte, as plataformas nos permitem acompanhar em tempo real a evolução das músicas, o que está dando certo e o quanto elas estão sendo ouvidas. Não é a mesma coisa, mas as lives e os vídeos postados permitem uma interação importante com o público.



ROCK EM SÍNTESE - Quais as expectativas da banda para ainda este ano?


APOLLO 85 - Dia 16 de Abril vamos lançar nosso segundo single intitulado "Como que Num Instante". A música já foi entregue para a distribuidora e deve estar com o pre-save disponível ainda essa semana. Ainda temos mais um single pronto para lançar ainda no primeiro semestre desse ano. Estamos trabalhando mais músicas para lançar um EP com 5 faixas inéditas autorais no segundo semestre de 2021.


Nossa proposta é ter um show pronto para o pós-pandemia só com músicas autorais, mas vamos aguardar esperançosos que o fim dessa pandemia seja o mais breve possível para traçar planos para shows e produzir um festival com outras bandas locais. Tem muita gente boa aqui e queremos ajudar a fomentar nossa cena.



ROCK EM SÍNTESE - Como vocês definem a Apollo 85?


APOLLO 85 - A Apollo 85 é uma banda moderna, formada por pessoas que tem empregos fora do mundo da música, mas que tem o sonho de viver daquilo que mais gostam de fazer na vida um dia. Nossas músicas e nosso propósito é trazer reflexão, paz e felicidade para quem nos escuta sem nunca abandonar nossas raízes e ter o orgulho de sempre representar o Ceará e o Nordeste por onde formos!



Assista ao lyric video de Por Um Triz, single de estreia da Apollo 85:


61 visualizações0 comentário
bottom of page