top of page
  • Foto do escritorGiselly Vitória

CARNISSA LANÇA ÁLBUM COM CRÍTICAS AO EGOÍSMO HUMANO

A banda alagoana lançou o segundo álbum de estúdio no final de março, e conversamos sobre inspirações e mensagens através do projeto

Banda Carnissa / Divulgação

Conversamos com os integrantes da banda alagoana de punk hardcore, Carnissa, sobre o lançamento do novo trabalho de estúdio divulgado há algumas semanas. Através do bate-papo, descobrimos curiosidades incomuns sobre o álbum de estreia, conhecemos as inspirações para o disco "Se Deus criou o mundo, satanás criou o homem" e as expectativas pós-lançamento.


Formada em 2020, a banda Carnissa iniciou a trajetória no mundo da música de maneira inversa ao habitual. O álbum de estreia foi criado antes mesmo da banda existir. Daniel Sarmento (vocalista), começou a criar músicas autorais há cerca de um ano, e gravou toda a linha instrumental e vocal do disco, pois não tinha tempo para recrutar possíveis integrantes e deixar o álbum como ele desejava.


Somente após o lançamento, Daniel começou a busca por formar uma banda. E depois de integrada, o Carnissa começou o processo de gravação do segundo projeto de estúdio, que tem potencial de alavancar a carreira dos músicos maceioenses. O grupo é composto por Daniel Sarmento Luz (baixo e vocal), Tiago "criança" Ranieri (guitarra), Demis "logan" Santana (guitarra) e Leonardo Costa (bateria).



Confira nosso bate-papo:


ROCK EM SÍNTESE - Por que vocês optaram pela escolha de ter “Carnissa” como o nome da banda?


CARNISSA - Depois de pensar muito em vários nomes, percebi que já tinha muita banda com os nomes que eu queria. Então, eu quis fazer algo remetesse ao melhor disco do Ratos de Porão, que para mim é o "Carniceria tropical". Procurei muitas bandas para saber se tinham nomes (parecidos) e algumas já existiam, então, após escolher Carnissa, com dois 's', fui fazer o logotipo da banda e acabei gostando, e como não havia nenhuma outra banda com essa mesma grafia, ficou.



ROCK EM SÍNTESE - Como está a cena do hardcore em Maceió? CARNISSA - Aqui em Maceió tem muita banda de metal, tiveram algumas bandas também de hardcore, mas realmente eu não consigo lembrar de alguma que esteja em atividade fazendo música própria aqui na cidade. Posso estar esquecendo de alguma, me desculpem. Eu falo assim de hardcore no nosso estilo, não tô falando de metalcore, hardcore melódico e essas outras variações, que eu sei que tem aqui.



ROCK EM SÍNTESE - Quais bandas os inspiram sonoramente?


CARNISSA - Na minha iniciação musical foi com Iron Maiden, Faith No More, Aerosmith, The Offspring, Green Day, Black Sabbath, New Model Army, Megadeth, Lethal Charge... Essas foram as bandas que eu conheci na minha infância a partir dos 11 anos de idade... Depois lapidando o meu gosto por música pesada e rápida, as que realmente inspiraram para montar o Carnissa foram Violator, Ratos de Porão, DFC, Mukeka Di Rato, Galinha Preta... Essa galera que quando eu vou no show só quero voltar aos pedaços por conta do caos na roda que sempre se forma.



ROCK EM SÍNTESE - O primeiro álbum da banda aconteceu de uma forma incomum, gravado por apenas uma pessoa e apenas após o lançamento, recrutaram integrantes. Como vocês veem isso meses após a estreia?


CARNISSA - Realmente incomum, apesar de ser algo que chame atenção, fica aquela lacuna em ter uma banda de verdade, só um cara fazendo tudo... Eu não acho que fica tão atrativo, pois o conceito de banda eu prefiro o tradicional mesmo, que é a galera se juntar para tirar um som e isso que é legal. Mas agora a gente vê que só poderia ter acontecido dessa forma mesmo, pois o álbum surgiu após o início da crise da covid, e não teria como, nessa ocasião, iniciar uma banda da maneira mais normal durante uma pandemia.



ROCK EM SÍNTESE - Qual mensagem vocês querem mostrar aos ouvintes e fãs da banda através de cada faixa já lançada?


CARNISSA - A gente tá para reclamar de tudo que tá errado; do patrão que explora o seu empregado, do político que rouba todo mundo e é colocado lá pela ignorância do povo, dos criadores de opinião que além de falar muita merda também só querem se promover, da estrutura como o país está desenvolvido que claramente nada funciona direito, além de tentar em algumas letras descontrair também porque não dá só ficar reclamando, né? Somos proletariados explorados da mesma forma de quem nos ouve, então passamos a mesma necessidade de quem tá lá curtindo e acho que podemos ser também mais uma voz de protesto e representar essa galera que tá nos acompanhando da melhor forma. Poder carregar o grito de revolta e indignação deles para onde quer que a gente esteja.

capa do álbum lançado em março

ROCK EM SÍNTESE - Em fevereiro vocês iriam lançar o segundo álbum de estúdio intitulado “Se Deus criou o mundo, satanás criou o homem”, mas acabou sendo lançado em março. O que vocês querem mostrar aos ouvintes através desse título?


CARNISSA - Pois é, o disco seria lançado em fevereiro, mas acabou que por alguns motivos sendo lançado em março. E a síntese dele é mostrar o quanto que o ser humano deu errado. Por mais que algumas pessoas pensem que o título seja uma crítica à religião, pois isso às vezes já vai no automático, ele na verdade parte do princípio que se Deus criou realmente o mundo desta forma tão perfeita, o ser humano que é o câncer do planeta, e só pode ter sido feito para destruir tudo. É raiz de todo mal. Principalmente aqui, vendo a realidade do Brasil o quanto que nós somos egoístas. Às vezes, até parece que nós somos ignorantes por opção. Somos maus por natureza.

A gente parou para analisar e se perguntar se o Brasil tem jeito, mas sinceramente eu não vejo mudança nenhuma. Na verdade, eu acho que a gente só piora, o ciclo do ódio se fortalece cada dia junto com a individualidade burra das pessoas. E foi pensando nisso, vendo os noticiários, que me veio esse título à mente.



ROCK EM SÍNTESE - Como vocês resumiriam o álbum que irão lançar?


CARNISSA - Pode parecer clichê, mas é simples e direto, sem intervalo para descanso. Como agora tive mais ajuda na produção desse álbum, estamos mais experientes para gravar, e a qualidade melhorou consideravelmente.



ROCK EM SÍNTESE - Quais as expectativas da banda após o lançamento do álbum?


CARNISSA - A gente quer divulgar ele ao máximo, com o pouco recurso que temos para que chegue aos ouvidos de quem gosta do som. Temos consciência que a divulgação agora é somente digital e virtual, mas queremos pelo menos que lembrem da gente quando essa pandemia e esse caos acabar, e voltarmos a vida normal e aos shows que a gente tanto tem sentido falta.



Assista ao vídeo compilado por três músicas da banda Carnissa:


81 visualizações0 comentário
bottom of page