top of page
Foto do escritorGiselly Vitória

BRUXAX: O RESURGIMENTO DO NU METAL BRASILEIRO

O Nu Metal autoral está resurgindo com forte expressão, e a Bruxax é uma das bandas de enorme potencial da cena

Bruxax. Foto: Tristian Pae

No início de janeiro conversamos com dois dos integrantes da banda de Nu Metal paulista, Bruxax. Maza (vocalista) e Juan (baixista) falaram sobre curiosidades do grupo, sobre as inspirações para compor a faixa Mr. President, a falta de bandas do gênero, e as expectativas em participar de festivais online.


Bruxax foi formada em 2019 através de interesses em comum de três amigas que pretendiam ter uma banda. Porém em 2020, o grupo teve uma baixa com a saída de uma delas por questões pessoais. E apenas com a chegada de Ruan à banda, eles começaram a produzir canções autorais.

A banda é composta por Maza (vocal), Emily C. (guitarra), Bruxox (Baixo) e Sara Brux (Dj), que juntos pretendem consolidar a Bruxax como uma banda que irá inovar a nova geração do Nu Metal, Brasil afora.


Confira a entrevista:

ROCK EM SÍNTESE – De onde veio a inspiração para o nome da banda?

MAZA – De mulheres que sofreram muito, e de muitas delas que sofreram caladas tentando expor a sua opinião.


ROCK EM SÍNTESE – A banda foi formada no ano passado, como foi o processo de formação da banda? Foi antes ou durante a pandemia?

MAZA – A banda começou com três amigas no bar em 2019, antes da pandemia. Aquela cena clássica, o sonho de formar uma banda. Uma baixista, uma guitarrista e uma vocal. As três gostavam do estilo New Metal, Rock... E sentiam faltam da mulher na cena musical, principalmente no Brasil. Daí tivemos a ideia de formamos uma banda. Em 2020 houveram mudanças de integrantes. Uma amiga teve que sair por questões pessoais, de faculdade, e aí chamamos um amigo para participar (Ruan). E em 2020 com a pandemia, a gente se afundou na questão musical para produzir. Nos fechamos no mundo, que já estava favorável a isso. E começamos as produções das músicas. O projeto teve início antes da pandemia, mas nos favoreceu na produção musical.


ROCK EM SÍNTESE – Quais são as inspirações da banda? O Slipknot está incluso?

JUAN – Cada integrante tem uma banda como inspiração, de diferentes vertentes..., Mas Korn é unanime na banda. O Slipknot também é uma das referências, o pessoal até compara pela questão do cara mascarado, que sou eu. Mas não é apenas pelo Slip, é uma outra ideia, mas eles são inspiração na questão do som e tudo mais.


ROCK EM SÍNTESE – Vocês são uma banda de Nu pop metal, gênero que explodiu nos anos 90 e início dos anos 2000, mas que sumiu da mídia após o auge. O que te fizeram abraçar esse gênero mesmo após o hype?

JUAN – Esse negócio de hype na banda é bastante relativo. A gente vê muito a situação hoje como uma roda-gigante, que hora tá em alta e hora tá em baixa. Mas acho que não passou o hype, ainda temos o Limp Bizkit, o Korn, o Deftones, e até mesmo o Slipknot que hoje a galera fala que é uma banda de Metal, mas que começaram nessa leva de Nu Metal também, e entre muitas outras bandas que começaram. Então a gente vê dessa forma, né? Como uma roda-gigante, a “parada” da girando, e em breve estará em alta de novo, como acontece com muitos estilos musicais.


ROCK EM SÍNTESE – Recentemente vocês lançaram o single Mr.President. Ele foi inspirado pelo atual presidente deste país ou é uma crítica aos políticos em geral?

MAZA – Mr.President foi inspirado na música da Marylin Monroe, que a gente é muito fã dela, principalmente eu e a Emily que é guitarrista. Somos muito fãs. Ela foi inspirada principalmente na música Happy Birthday Mr. President. Estávamos assistindo um documentário que falava sobre ela, que é uma mulher forte também, e é mais uma que morreu calada, né? E tomou uma força política muito grande, por mais que a música não se tratasse dessa atual situação política, acabou levando para esse lado.


ROCK EM SÍNTESE – Vocês já têm um futuro álbum em mente?

JUAN – Temos um futuro álbum em mente, mas não é a nossa prioridade no momento, vamos trabalhar de outra forma, vamos trabalhar através de singles, gerar público e tudo mais, e aí depois juntaremos tudo para lançar um álbum, coisas inéditas e tudo mais... É bem para o futuro mesmo.


ROCK EM SÍNTESE – Sabemos que bandas com vocais femininos estão ganhando espaço na cena, mas que ainda existe um certo preconceito com elas. Qual a opinião de vocês sobre isso?

MAZA – Tem muito preconceito ainda que envolvam mulheres, principalmente no Rock. Que é uma bobagem. Porque tem muita mina que faz um tampo incrível, como todas as meninas desse festival (Caio Fest 3), como a gente também está correndo atrás, como muitas também já conquistaram... Então, eu acho que ainda temos que lutar não só na música, mas as mulheres em si por várias outras conquistas, temos muito o que lutar, mas já estamos tomando um poder bem legal na cena, principalmente nesse ano que inclusive, por performance e shows, foi a primeira vez que o Grammy teve apenas mulheres do rock. Então, foi bastante interessante vê essa notícia. Vamos ganhar o mundo!


ROCK EM SÍNTESE – Vocês irão participar de alguns eventos nesse primeiro semestre, entre eles, a 3ª Edição do Caio Fest, que terá apenas atrações da cena feminina no Rock. Quais as suas expectativas para a apresentação?

MAZA – Ainda estamos engatinhando, principalmente em um ano de pandemia, mas já conseguimos participar de muitos festivais online. Já participamos no Caio Fest 2, e essa nova oportunidade de participar da terceira edição com mulheres na formação. O que a gente espera, é que tenham mais festais online assim, com mulheres, com voz ativa. E em outros festivais também, como o Rock in Rio, o Lollapalooza. Que a gente possa invadir o cenário Rock, independente se é banda de mulher, banda de homem. Conquistar o nosso espaço.

Confira o videoclipe de Mr. President, single da Bruxax:


71 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page