top of page
Foto do escritorGiselly Vitória

3ª EDIÇÃO DO CAIO INDICA FEST EXALTARÁ O TRABALHO FEMININO NA CENA DO ROCK E DO METAL

Atualizado: 12 de jan. de 2021

Conversamos com o idealizador do projeto sobre o intuito do festival, sobre preconceitos com bandas de vocais femininos e sobre a cena do Rock e do Metal atualmente no Brasil

Foto Divulgação: Instagram @caioindica


Nos dias 12,13,14,19,20 e 21 de março acontecerá a 3ª Edição do Festival Caio Indica, que irá do Rock Eletrônico ao Black Metal. Nesta edição, apenas bandas com integrantes femininas participarão do evento que incluirá mais de 40 atrações. O evento será pré-gravado, mas durante a live, as apresentadoras, o idealizador do evento, as representantes das bandas e os apoiadores estarão interagindo com o público através do chat do YouTube.


Para saber mais sobre o evento, contatamos Caio Cesar Pontes, o idealizador do projeto, e conversamos sobre o ponto de vista dele em assuntos bastante relevantes em relação ao Rock e ao Metal no país atualmente. Entre eles o propósito do Festival, o preconceito com bandas de vocais femininos, e a falta de interesse da mídia e dos jovens com os gêneros citados.


Além de sabermos que, através do perfil Caio Indica, ele foi um dos divulgadores mais presentes da cena nacional durante a pandemia, a iniciativa também conseguiu ajudar instituições não governamentais por meio de doações do público durante o festival. Confira, a seguir, o nosso bate-papo:


ROCK EM SÍNTESE - Como surgiu o Caio Indica Fest?


CAIO CESAR - O Caio Indica Fest é derivado do projeto Caio Indica, o qual eu dei início em 2019 no Facebook, objetivando divulgar trabalhos de Rock e Metal das suas mais variadas vertentes Brasil à fora. Bandas essas, autorais e covers, bandas de projetos solos ou projetos coletivos. Dando assim, a minha parcela de contribuição em prol do fortalecimento da cena Nacional.


ROCK EM SÍNTESE - Como chegou à conclusão de que com o surto de coronavírus, a criação de um festival diretamente do YouTube com mais de 40 atrações de Rock/Metal iria ajudar a divulgação de bandas em meio à pandemia?


CAIO CESAR - Com a chegada da pandemia, e a consequente impossibilidade da apresentação das bandas em locais físicos, os produtores e organizadores se viram na necessidade de se reinventar. E os “fests online” foram o principal meio para que os mesmos continuassem o seu trabalho, bem como as bandas continuassem a ser divulgadas. Os projetos que atuavam já anteriormente pela internet, como o Caio Indica, também viram na organização de “fests online” a possibilidade de continuar esse trabalho de divulgação também. E assim, eu tive inspiração em tantos outros, como por exemplo, no Bode Metal Fest, Roadie Crew Online, Heavy TALK Quarentena Festival, Metal com Batata Stay Home Festival, e decidi organizar também o Caio Indica Fest. Sua primeira edição em outubro, a segunda em dezembro e a terceira agora em março.


ROCK EM SÍNTESE - Você imaginou que o festival iria trazer bastante engajamento e parcerias?


CAIO CESAR - Confesso, que eu não esperava que o apoio fosse tão grandioso. O apoio que é crescente a cada edição. Agradeço a todos esses projetos que têm nos apoiado, porque são projetos irmãos, e também fazem muito pela cena, e desenvolvem outros festivais online, e “nós” do Caio Indica, eu sempre falo “nós” o tempo inteiro, em terceira pessoa, mas sou eu o único envolvido, o Caio, e aqui a gente também tem a honra de poder apoiar esses outros projetos. Então é assim, um apoio mútuo que todos crescem juntos, e principalmente, a nossa cena é fortalecida.


ROCK EM SÍNTESE - Além de levar entretenimento aos amantes de rock, o festival traz à tona a importância de apoiar causas sociais, principalmente durante o surto de covid-19. Como surgem essas parcerias?


CAIO CESAR - Foi para mim, muito gratificante, poder utilizar o festival para angariar fundos e ajudar uma instituição não governamental que atua há vários anos na assistência de famílias de crianças e adolescentes portadoras de câncer, no caso essa foi a ACACCI. Nós utilizamos a primeira edição do Caio Indica Fest para ajudar essa instituição através do QRcode que colocamos no canto esquerdo da tela, e as pessoas puderam ali escanear e doar através do picpay. Então, é sim um instrumento muito bacana para ajudar essas instituições. No Fest 2, a gente não conseguiu fechar, mas para o Fest 3 estamos correndo atrás de alguma instituição, sobretudo aquela que presta assistência às mulheres.


ROCK EM SÍNTESE - Sabemos que bandas com vocais femininos estão ganhando espaço na cena, mas que ainda existe um certo preconceito com elas. Qual a sua opinião sobre isso?


CAIO CESAR - Eu penso que todo e qualquer ato preconceituoso, discriminatório e pormenorizador do trabalho feminino, não tem a menor razão de existir. E a melhor resposta que as mulheres podem dar a esse tipo de pensamento, é fazendo o que bem sabem, compondo brilhantemente, cantando, performando, tocando algum instrumento com maestria. E isso a gente tem visto e muito. E quero também com essa terceira edição do festival, reforçar essa questão. De que elas não podem baixar a cabeça para ninguém, que façam e levem música de extrema qualidade para as pessoas como a melhor resposta a esse tipo de pensamento machista, preconceituoso e diminuidor do trabalho delas.


ROCK EM SÍNTESE - A 3ª edição do festival será apresentada somente por mulheres, como foi o processo de escolha das apresentadoras?


CAIO CESAR - Foi até tranquilo o processo de escolha das apresentadoras. Algumas já estiveram apresentando blocos nas duas edições anteriores do Fest, e vão voltar agora, e outras farão a sua estreia. Todas elas estão envolvidas dentro da cena. Algumas têm as suas bandas, projetos solos, são jornalistas atuantes em sites de notícias que englobam o Rock e o Metal, e também, divulgadoras da cena como eu, que vê trabalhos de bandas e não pensam duas vezes antes de divulgar as suas redes e seus projetos.


ROCK EM SÍNTESE - Qual o processo de escolha das atrações do festival?


CAIO CESAR - Eu sempre digo que o Caio Indica Fest é um festival extremamente democrático dentro do Rock e do Metal, porque nós abarcamos vários subgêneros desses dois, como disse antes. Então, você vai ter numa mesma edição desde o Metal ou Black Metal bem extremo até o Rock com uma pegada mais eletrônica, e o único requisito estabelecido para as bandas participarem é que tivessem participação feminina, total ou parcialmente, independente da posição da mulher na banda. Poderia ser vocalista, guitarrista, baixista, baterista, tecladista, contanto que a banda tivesse pelo menos uma mulher participando. A imensa maioria, é claro, com a mulher na posição de vocalista.


ROCK EM SÍNTESE - Serão quantos dias de apresentações pelo YouTube?


CAIO CESAR - Serão 6 dias, algo que eu particularmente nunca vi ser feito em outros festivais online. 6 dias de evento. 3 para cada final de semana. O festival vai acontecer nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de março de 2021.


ROCK EM SÍNTESE - Você acha que o Rock/Metal perdeu espaço no Brasil? O que falta para o gênero voltar a conquistar multidões pelo país a fora?


CAIO CESAR - É bem verdade que outros gêneros musicais como o Sertanejo, o Funk e a Música Eletrônica ganharam espaço no Brasil ultimamente, mas ainda vejo que o Rock e o Metal têm sim, a sua força. E eles como esses outros gêneros também vão se renovando e vão ganhando novos adeptos. Eu recentemente vi novos trabalhos, inclusive autorais, de pessoas na fase da adolescência, com seus 12, 13, 14 anos de idade, e já estão na luta com apoio primordial da família e depois de outros fãs. Eles estão já conquistando uma legião de fãs, inclusive tendo até fã-clubes. Então, eu acho tudo isso muito bacana, e com certeza, mostra que o Rock e o Metal continuam mais fortes e vivos do que nunca.


ROCK EM SÍNTESE - A juventude brasileira cada vez menos tem interesse em ouvir rock e seus subgêneros. Qual a sua opinião sobre isso?


CAIO CESAR - É verdade. Eu tenho percebido que eles estão dando mais atenção para esses gêneros no momento, sobretudo porque eles se deixam levar pelo que a mídia de maior destaque que são justamente esses gêneros: sertanejo, pop, funk, eletrônico, e vão dar maior atenção a esses, o que é triste, porque no Rock tem muita coisa bacana que a abordagem que é feita remonta à diversos fatos, assuntos históricos, fatos do cotidiano, com letras, com composições bem ricas, e eu acho que deveria ser mais valorizado por parte deles.


ROCK EM SÍNTESE - Você acha que ainda existe preconceito da mídia com as bandas de metal?


CAIO CESAR - Pode até ser uma continuidade da resposta anterior, porque o Rock já teve seus momentos áureos de divulgação da mídia nos anos 80, 90 e 2000. E depois a mídia se direciona para aqueles gêneros que estão em maior evidência como esses que eu citei. Então, o Rock, infelizmente não é tão divulgado como outrora. E quando acontece, é alguma coisa, alguma perda, algum fato polêmico... O que é triste porque o nosso gênero também está se renovando com coisas boas.


ROCK EM SÍNTESE - E por fim, quais as suas expectativas para a 3ª edição do festival Caio Indica?


CAIO CESAR - A minha expectativa é a melhor possível. Eu muito ansioso, as bandas e os projetos também estão muito ansiosos. Estou preparando aqui tudo com muito carinho, com muito empenho, e dando duro. Ainda que faltem 2 meses para o fest, mas eu gosto de dar duro no início, para que no final, ali na véspera, esteja tudo mais tranquilo, com menos tensão, com menos apreensão. Eu tenho certeza que vai ser sucesso, assim como foram nas outras duas edições. A mulherada está vindo aí para mostrar a sua força dentro da cena, que não devem nada e nem a ninguém. Que sabem fazer trabalhos de excelente qualidade, de altíssimo nível. Então a gente está dando espaço para elas nos fests, para exibirem o seu trabalho. E claro, conto com a presença de todos vocês aí, headbangers! Nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de março de 2021 para acompanharmos juntos o Caio Indica Fest 3 (Woman Edition), e eu tenho uma surpresa a respeito dele, mas eu só vou deixar pra falar no decorrer do festival. Aguardem aí!


Para mais informações: siga os perfis do Caio Indica nas redes sociais.






30 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page