top of page
  • Foto do escritorGiselly Vitória

"TUDO O QUE É EXTREMO, É CERCADO DE PRECONCEITOS", FALA IAN ARCAS, VOCALISTA DO SANGRE

Ian Arcas, vocalista do Sangre, nos contou um pouco sobre a trajetória recente da banda

Sangre / Divulgação

Conversamos com Ian Arcas, dono dos vocais potentes e rasgados da banda de Thrash/Death Metal, Sangre, que iniciou a trajetória no mundo fonográfico do underground em 2016, por meio de uma fusão entre integrantes remanescentes das bandas Kliav e Under Death. Recentemente, a banda lançou o videoclipe da música "Created In Hate", faixa que compõe o álbum Technological Destination, e um dos motivos de nosso bate-papo.


"O Roteiro (do videoclipe de Created in Hate) foi todo elaborado pela banda, buscando mostrar como todos nós vivemos no limite da vida real e principalmente em nossas imaginações", ressaltou a banda. A gravação do clipe dessa faixa foi desafiadora para os músico, não apenas a pandemia, mas também a incompatibilidade de horários atrasaram um pouco o processo, porém o resultado final foi o que eles tinham em mente.


Sangre possui influências que mesclam entre sonoridades do Thrash Metal anos 80 à velocidade do Death Metal, a tornando uma banda singular em meio à cena. O grupo já lançou dois álbuns, Just Pray (2017) e Technological Destination (2020), que marcam a evolução da banda em um curto espaço de tempo. A formação atual da banda é composta por Ian Arcas (vocal), Pio Loko (guitarra), Rodrigo Penna (baixo) e Estevan Furlan (bateria).



A seguir, confira nosso bate-papo:



ROCK EM SÍNTESE - Como surgiu a banda?


IAN ARCAS – Essa banda foi criada a partir do âmago dos pesadelos criados por uma sociedade doente e à rumo da total devastação! Seria uma boa resposta. Mas na real, ela foi uma junção de duas antigas bandas (Under Death e Kliav), eu e Piu Loko (guitarrista) chegamos a certa idade que sentimos a necessidade de criar algo em estúdio somente para termos e mostrarmos, talvez, para nossos filhos num futuro só para demostrar como éramos fodões (risos). Quando estávamos no estúdio a energia foi extrema. Após o primeiro som, já olhamos um na cara do outro e pensamos o mesmo. Bora para os shows! Desde então, passaram pessoas fantásticas pela banda, até firmarmos com os caras mais loucos e fodas que encontramos. Rodrigo Penna no baixo e Estevan Furlan na bateria. Dessa forma o quadro de loucura está montado!



ROCK EM SÍNTESE - Qual mensagem o nome “Sangre” quer passar aos ouvintes?


IAN ARCAS – A mais pura e simples que existe, que perdemos com o fim de nossa inocência... “SANGRE e verás que somos iguais!”. Este mundo está muito louco, as pessoas que acreditam que o material vale mais que o sentimental. Sofremos de uma grave perda de caráter na sociedade, e esquecemos que somos iguais, vivemos, sangramos e morremos como todo mundo, então não seja um burro se achando melhor que alguém. Você NÃO é!



ROCK EM SÍNTESE - Quais influências a banda possui?


IAN ARCAS – As mais variadas e loucas possíveis. Destacamos como principais: Sepultura, Pantera, Cannibal Corpse, Lamb of God, Metallica, Slayer e por aí vai. Sendo música boa, é influência. Interessante que em cada momento há uma influência musical diferente, destaco a faixa "BE REAL" do disco Technological Destination (2020), onde tem uma pitada de Angra, sutil, mas tem.



ROCK EM SÍNTESE - Quais as diferenças entre o processo de composição do primeiro álbum “Just Pray” e o segundo (e mais recente), intitulado “Technological Destination”?


IAN ARCAS – A maior diferença foram nossas cabeças (além de serem algumas diferentes), estávamos mais maduros e mais direcionados ao que queríamos. Apesar de pouco tempo entre um e outro, amadurecemos bastante. A estrada nos fez enxergar muita coisa durante os shows e isso nos ajudou a traduzir muitos sentimentos e ideias em música.


Banda Sangre em estúdio

ROCK EM SÍNTESE - Vocês mesclam entre o Thrash Metal e o Death Metal. Existe preconceito com os gêneros citados em relação a mídia nacional?


IAN ARCAS – Tudo que é extremo é cercado de preconceitos. Para grande parte da população, somos um bando de perdidos gritando e fazendo barulho num palco, (eles) não conseguem captar a mensagem, a ideia da coisa. Somos do Underground, e o próprio nome já diz, estamos no submundo, não seguimos os padrões comerciais. E quer saber? Isso de certa forma é satisfatório! Somos cercados, a maioria das vezes, por pessoas autenticas, verdadeiras com o rolê, que se estão ali, é para curtir de verdade! Até fugi do tema! Então... a mídia também tem sua versão Underground, e por ela somos gratos, como vocês nos deram este espaço! Mas a grande mídia busca grandes resultados, e essas sim, tem preconceito.



ROCK EM SÍNTESE - Como vocês definem o som da banda?


IAN ARCAS – Somos um Thrash Metal violento com uma pitada de Death Metal cadenciado! Tentamos colocar no som aquilo o que sentimos, nunca pensamos em rótulos. Fica até difícil tentar explicar o que nos define. Somos o que veem no palco, então se tiverem oportunidade, e essa merda de pandemia acabar, vão nos ver, acredito que entenderão o que somos.



ROCK EM SÍNTESE - Recentemente, vocês lançaram o clipe da música “Created In Hate”.

Como ocorreu a logística das gravações em plena pandemia?


IAN ARCAS – Não só a gravação do clipe mas toda a saúde da banda (ensaios,fotos, composições etc) foram bem complicadas. Adicione isso com metade da banda morando em Ubatuba e a outra metade em Campinas. O que mais complica é a junção de dia, horário e disponibilidade com 3 pontas. Ubatuba, Campinas e São Paulo, onde a produtora está. A princípio seria gravado em Ubatuba, mas por logística foi mudado na última semana para Campinas. A pandemia tem atrapalhado em vários planos, não só os shows e turnês que estavam fechados, mas como disse, em toda árvore de funcionamento da banda. Mas ainda sim estamos fazendo essa engrenagem da loucura rodar, e em breve terão mais novidades nossa!



ROCK EM SÍNTESE - E por fim, quais as expectativas da Sangre em 2021?


IAN ARCAS – Palco, Palco, Palco e mais palco! Estamos loucos para voltar aos shows, esse é nosso combustível! Somos feitos da adrenalina que emana da galera nos shows, e isso tem feito muita falta para nós. Temos alguns lançamentos se concretizando esse ano ainda, até som novo, aguardem! Torcemos que nossas expectativas sejam supridas com o fim dessa maldita pandemia!!!


Aproveito para expressar aqui nossa gratidão pelo espaço, Valeu Equipe Rock em Síntese! Vocês fazem parte dessa loucura, não deixem morrer!!!



Confira o videoclipe de Created In Hate:


51 visualizações0 comentário
bottom of page