top of page
  • Foto do escritorGiselly Vitória

IGNITED: OS DESAFIOS DA CENA DURANTE A PANDEMIA

Em um bate-papo exclusivo com Dalton Castro, guitarrista da Ignited, conhecemos um pouco mais sobre a banda

Banda Ignited / Foto promocional

Entramos em contato com a banda de Heavy Metal catarinense, IGNITED. Simpático e acessível, conversamos sobre tudo um pouco com o guitarrista Dalton Castro, desde a trajetória inicial do grupo, passando por curiosidades sobre escolhas de nomes e até sobre como as adversidades ocasionadas pela pandemia impactou na divulgação do álbum de estreia, intitulado "Steelbound", lançado em 2019.


Diretamente de Balneário Camboriú, SC, a banda foi formada em janeiro de 2017, por meio de interesses em comum entre Dalton e Maurício Velasco, atual baterista do grupo. Juntos, o grupo exala influências que mesclam entre o Heavy Metal dos anos 80 com a sonoridade atual do gênero, transmitindo, aos ouvintes, características inconfundíveis, em praticamente todo o álbum.


"As maiores dificuldades hoje não estão em você conseguir falar com alguém, e sim, que esse alguém lhe trate com dignidade, e principalmente, quando você não é indicado por terceiros. Infelizmente, alguns tratam com gentileza, apenas se há interesse comercial por trás, por exemplo vender produto/serviço para banda", ressaltou Dalton. A banda é formada por Denis Lima (vocal), Dalton Castro (guitarra), Sama Benedet (baixo) e Maurício Velasco (bateria). Steelbound (2019), foi lançado pelo selo Voice Music.



Confira nosso bate-papo:

ROCK EM SÍNTESE - Como vocês decidiram formar a Ignited?


DALTON CASTRO - As coisas começaram a acontecer quando o Maurício e eu voltamos a falar frequentemente no final de 2016, havíamos tido outra banda até 2009, chamada Herege, e nunca perdemos o contato. Logo a partir dessas conversas, começamos a criar duas ideias virtualmente, pois naquele período morávamos longe. Precisamente, em janeiro de 2017, fizemos nosso primeiro ensaio para ver como as coisas iriam rolar.



ROCK EM SÍNTESE - Por que Ignited?


DALTON CASTRO - Pensamos em algum nome que passasse uma energia mais forte e direta, como se algo tivesse sendo religado novamente, e dessa vez com maior potência. Algo que fosse simples de lembrar também foi um parâmetro avaliado.


Banda Ignited / Foto promocional

ROCK EM SÍNTESE - Quais as maiores dificuldades que a banda enfrentou no início da trajetória?


DALTON CASTRO - A nossa maior trajetória é, na verdade, antes da Ignited, desde 2001, antes mesmo das redes sociais e todas as facilidades de comunicação que temos hoje, e que na época não tínhamos nada perto disso, pois morávamos no interior do Rio Grande do Sul e era osso duro fazer qualquer contato profissional. Lembro que em 2006, Mauricio e eu fomos de ônibus para São Paulo, levar nossa demo "Bang Your Heads" da banda Herege, e foram 16h de viagem para tentar se comunicar com algumas pessoas na Galeria do Rock, e hoje um e-mail já basta, às vezes para saber sobre o interesse pela banda para eventuais acordos.


A questão cultural, ao meu ver, antes mesmo da financeira para investir, é algo que impacta bastante no sucesso das bandas.



ROCK EM SÍNTESE - Quais bandas e gêneros os influenciam durante a composição das canções?


DALTON CASTRO - Particularmente, sou muito inspirado pelos riffs do Glenn Tipton e KK Downing do Judas Priest. As ideias mais arrastadas do Tony Iommi e algumas coisas viscerais do Slayer que sempre que vejo o Jeff Hanneman em algum vídeo, fico pensando como aquilo é incrível. Bandas de outras variações do metal também me inspiram bastante de formas diversas.



ROCK EM SÍNTESE - Como foi o processo de composição de “Steelbound”, álbum de estreia de vocês? E qual música é a favorita de cada integrante?


DALTON CASTRO - Acredito que todos temos como preferida a faixa Ignition/Pain (a dobradinha do início). O processo de composição foi parcialmente online e ensaiando presencialmente. Nós basicamente criamos estruturas simples em casa no meu home studio, inclusive, gravando algumas vozes de exemplo e tentamos melhorar elas nos ensaios. Sempre tentando gravar sempre que possível para ficar mais fácil avaliar o que estava bom e o que deveria ser descartado ou modificado. As letras foram escritas em diversos momentos, a primeira foi “Ignition”.



ROCK EM SÍNTESE - Como a banda está se mantendo durante essa pandemia?


DALTON CASTRO - Seguimos sem ensaiar e sem vender material praticamente, nossos CDs foram prensados ano passado, mas sem shows, fica difícil vender um material de estreia apenas pela internet investindo em publicidade. Possuímos trabalhos em outras áreas fora da música (desde sempre, pois o mercado musical no Brasil está aberto para poucos), logo, quem quer tocar, precisa ter uma fonte de renda regular caso contrário acabará se endividando na primeira empreitada e tudo virará em decepção e rancor (risos) então é bom estar adiantado quanto a isto.

Banda Ignited / Foto promocional

ROCK EM SÍNTESE - Como é a cena em Santa Catarina? O gênero é acolhido pela mídia local?


DALTON CASTRO - Aqui existem várias bandas interessantes e alguns festivais open air que rolam anualmente. Não sei dizer exatamente sobre uma cena única, e, ao meu ver, existem várias micro cenas em cada cidade e por não termos nada a mais de um ano fico sem saber exatamente o pensamento atual. A mídia que acolhe é mais voltada ao rock/metal mesmo.



ROCK EM SÍNTESE - O quão importante são as redes sociais para a banda durante a pandemia?


DALTON CASTRO - São uma grande porta para comunicarmos nossas atividades e acontecimentos mesmo antes da pandemia pois ajudam muito realmente a trocar ideias com outras bandas, divulgadores, curadores de playlists, gravadoras e produtores. Sabendo utilizar adequadamente isso pode trazer uma novidade boa a cada semana.



ROCK EM SÍNTESE - O que podemos esperar para ainda este ano?


DALTON CASTRO - Estamos trabalhando na finalização do material ao vivo que foi gravado em Porto Alegre no Bar Opinião quando abrimos para o Noturnall com o Mike Portnoy. Fomos uma das três bandas que abriram a noite e pudemos gravar em multicam a nossa participação. Foi nosso primeiro show e será um registro histórico para a gente. Por isso estamos cuidando com muita atenção desse lançamento. Também temos mais dois covers e uma versão alternativa de uma das faixas sendo trabalhada.



ROCK EM SÍNTESE - Como vocês veem a Ignited pós-pandemia?


DALTON CASTRO - Estamos buscando manter a mente equilibrada nesse momento caótico em que cada dia é uma banalidade ocorrendo no nosso país,, e cada vez mais, a morte é normalizada pelo governo e por parte da sociedade que respira indiferença. Nós estamos pensando no segundo álbum e temos algumas ideias já em andamento, mas primeiramente estamos cuidando da nossa saúde mental e física.



ROCK EM SÍNTESE - Definam a Ignited para os nossos leitores:


DALTON CASTRO - Heavy Metal eletrizante que procura passar uma imagem inspiradora em que acredito que de forma bastante simplificada e com uma imagem sonora mais contemporânea. Uma banda que se determina a fazer o som de maneira que seja divertido em primeiro lugar sem uso de receitas comerciais ou com segundas intenções. A música precisa ter sentido e as pessoas precisam ter a chance de se identificar com isso. Sabemos todo o dia da origem do heavy metal e do seu significado.



Assista ao videoclipe de Ignition, incluso no álbum Steelbound:



34 visualizações0 comentário
bottom of page