top of page
  • Foto do escritorGiselly Vitória

Em nova fase, Barragem se rende ao metal e transforma revolta em EP: "Julgamento"

Conhecido originalmente por suas produções pop punk, o trio independente encara novas perspectivas no projeto experimental de metal


Barragem une metal e revolta em novo EP — Foto: Barragem Oficial / Redes Sociais
Barragem une metal e revolta em novo EP — Foto: Barragem Oficial / Redes Sociais

No final de junho, a banda Barragem lançou ‘Julgamento’, terceiro EP de estúdio da carreira, que manifesta, por meio da brutalidade do metal, a indignação perante aos comportamentos retrógrados impulsionados por política e religião. O projeto é composto por três faixas intensas e criativas, que cumprem a função de disseminar assuntos difíceis de se pautar coletivamente (e com respeito).


O processo de composição conta com inspirações experimentais de bandas consolidadas na cena mundial como Mastodon, Elder, Suicidal Tendencies, Sepultura, Rage Against the Machine e Korn. “São todas as bandas que trouxeram algo de diferente para a música pesada”, comentou Guilherme Jorge, baterista e compositor.


O projeto encara novas perspectivas criativas e técnicas que buscam garantir qualidade e singularidade sonora ao apresentar, além solos de guitarra, seções com violão erudito, trechos psicodélicos e elementos eletrônicos que se conectam minuciosamente com a mensagem declarada através das composições. 





De acordo com o trio paulistano, cada um dos repertórios inclusos no EP se entrelaçam com a repulsa de ações religiosas discriminatórias e políticas negacionistas  — que resultaram em milhares de mortes durante o período da pandemia — e a agressividade que o metal proporciona. 


“'Julgamento' une diversas influências da música pesada para devidamente abordar os temas nefastos que traz nas letras das faixas, a manipulação do negacionismo, as desnecessárias mortes de brasileiros durante a pandemia e a rápida expansão de pensamentos retrógrados pelo neopentecostalismo no país”, revelou a banda.


Os membros da banda revelaram ainda, que o lançamento do disco foi a ‘cereja do bolo’ que completou a primeira etapa musical do Barragem. 

 

“O EP Julgamento é especial para nós porque encerra o ciclo de 10 músicas que a gente planejou lançar quando começou a banda. Mas é claro que não vamos parar por aqui e pretendemos continuar enchendo o saco de vocês”, finalizou a banda.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page