Em homenagem ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira (7), o blog apresenta três grupos renomados que abordam a temática nativa
Nesta terça-feira (7), é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, data que promove a visibilidade e os direitos de quase 900 mil indígenas brasileiros. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2022), atualmente, existem 305 etnias divididas em 274 línguas nativas.
E, integrado às raízes ancestrais do povos originários do Brasil, bandas de heavy metal - compostas por indígenas ou não - têm abraçado e divulgado a representatividade cultural dos que já viviam no Brasil muito antes dos colonizadores avistarem o solo tupiniquim.
Sem dúvidas, o que contribuiu com a formação de bandas que representa o 'Levante Nativo Brasileiro', foi a inspiração no álbum 'Roots' (1996), do Sepultura, que inovou ao mesclar o som do heavy metal tradicional com a brasilidade de instrumentos indígenas. E, dentre as inúmeras bandas nativas, destacamos três:
Arandu Arankuaa
Com mais de dez anos de estrada, a banda brasiliense de folk metal, Arandu Arankuaa, aborda, através das músicas, temas sobre a natureza e a sagrada ancestralidade cultural nos idiomas tupi antigo, xerente e xavante. A brasilidade instrumental que se une ao potente metal pesado da Arandu Arakuaa -— que significa 'sabedoria do cosmos' — transforma a banda em algo único.
Aclla
A banda paulista de metal nativo, Aclla, também é um dos grupos que tem como tema central, os povos originários do Brasil. No último álbum 'Pindorama', lançado em 2019, foram utilizados instrumentos como o violão erudite, membros da Arandu Arakuaa e percussionistas da Escola Brasileira de Samba - Rosas de Ouro. O disco narra a perspectiva dos indígenas com a chegada dos portugueses do Brasil.
Tamuya Thrash Tribe
A banda carioca Tamuya Thrash Tribe expõe o melhor do thrash metal com influências sonoras de ritmos brasileiros que, por intermédio de letras brutais e emocionantes, exala o melhor da música representativa do país.
Menção honrosa para as bandas Iekuana (Roraima), MorrigaM (Amapá) e VoodooPriest (São Paulo).
Comments